(Edição: Shara Rezende/Governo do Tocantins)
“Tenho muito orgulho em iniciar esse curso de pedreiro. É uma oportunidade que me foi dada e tenho muita satisfação de ser um dos participantes porque vai me dar uma expectativa de trabalho nessa minha nova caminhada fora do crime, então só tenho a agradecer a todos os que se empenharam para que isso venha a se realizar”, agradeceu o custodiado da Unidade Penal de Guaraí, E.J.C, participante do Curso de Pedreiro, iniciado nesta quarta-feira, 15.
A capacitação está sendo ofertada para 15 custodiados, sendo 5 da Unidade Penal de Guaraí, um de Colmeia, um de Paraíso, um de Araguaína, um Araguatins, um de Gurupi, um de Palmas, um de Miracema, um de Barrolândia e dois de Palmeirópolis.
O chefe da Unidade Penal de Guaraí, Nurian Miranda, sintetizou que a promoção do Curso de Pedreiro será muito importante para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade no mercado de trabalho. “Os presos qualificados estarão habilitados para o mercado de trabalho, o que certamente contribui para a diminuição de reincidência e serão utilizados para a realização da manutenção da Unidade Penal e assim serão beneficiados com a remição da pena”, enfatizou.
Oportunidades
O instrutor do curso, J.H.P.C, é pré-egresso do Sistema Penal e por meio de um processo seletivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi escolhido em primeiro lugar pela sua experiência e formação na área de construção civil para ministrar as aulas. “A minha expectativa para o curso é a melhor, porque além de eu estar ensinando algo que eu gosto de fazer, que é a minha profissão, vou ter todo o apoio dos policiais penais e quero ensinar e aprender também. Espero que no final do curso, eles tenham realmente aprendido e saiam com uma profissão”, falou o professor.
"Hoje, deu-se início a mais uma aula inaugural em cursos profissionalizantes e estamos colhendo frutos e gradativamente o Sistema Penal do Estado do Tocantins cresce, ocupando o ranking entre os cinco Estados no quesito educacional. Com isso, a missão cumprida é clarividente dentro do Sistema Penal Tocantinense que sempre prioriza a execução da pena a fim de recuperar as pessoas que estão privadas de liberdade”, falou o policial penal, Filipe Tomazi, que presta apoio técnico à Gerência de Reintegração Social Trabalho e Renda ao Preso e Egresso da Seciju (GRSTRPE).
O Curso
O curso tem carga horária de 200 horas/aula, com direito à certificação e está sendo ofertado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Secretaria Municipal de Educação de Palmeirópolis (Semed) pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
0 Comentários