Márcia Rosa/Governo do Tocantins – 08.11.2021
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Semiliberdade Masculina de Gurupi (USLM), administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participaram na última sexta-feira, 05, de uma oficina de pintura decorativa de natal em pallets que estimula a arte, a cultura e a sociabilidade entre os adolescentes e equipe.
Durante a oficina, os adolescentes fizeram uma árvore de natal de pallets utilizando a técnica pátina provençal e a decoupage que trabalham a colagem de guardanapos, tecidos decorativos ou até mesmo utilização de pincéis de cerdas duras, aplicação de palha de aço, ceras, parafinas e velas em madeira ou em vidro, após a preparação do objeto.
O chefe da Unidade, Ricardo Figueiredo, fala sobre o retorno dos adolescentes à Unidade após um longo período em casa devido à Pandemia. “Foi um momento muito produtivo nesse retorno aos trabalhos na Unidade e estamos falando de projetos pedagógicos simples que não requerem muitos recursos e que estimulam a interação entre eles e fazem toda a diferença”, resumiu.
Pintura em madeira
A iniciativa da oficina partiu da agente de segurança socioeducativa, Queila Sousa, que trabalha com restauração de móveis e pinturas. Ela explica que a ideia é desenvolver essa técnica de pintura temática também nos ambientes da Unidade e estender a prática ao Centro de Internação Provisória Masculino (Ceip Sul) do Município. “Acredito que posso contribuir na formação dos adolescentes e nos momentos de ociosidade, então nada melhor que envolvê-los em atividades artesanais que promovem interação, concentração, disciplina e criatividade”, destacou.
0 Comentários