Foram plantadas mudas de Pequi e Cajuí, típicas do cerrado tocantinense
Jarbas Coutinho/ Governo do Tocantins
Os secretários de Estado da Governadoria, Divino Allan, e da Casa Civil, Rolf Vidal, acompanhados de diversas crianças, realizaram no final da tarde desta terça-feira, 21, o plantio simbólico de mudas de árvores frutíferas na área externa do Palácio Araguaia. Foram plantadas mudas de Pequi e Cajuí, típicas do cerrado tocantinense.
O ato marcou as comemorações do Dia da Árvore e buscou chamar atenção para a necessidade de conscientização em prol da preservação desse bem natural e fundamental para a sobrevivência do planeta.
Para o Governo do Tocantins, esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore. Deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que atitudes do ser humano no presente afetam as gerações futuras. “É um momento de reflexão e um compromisso do Governo do Estado com dias melhores para o Tocantins e para as futuras gerações”, comentou o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal.
Já o secretário extraordinário da Governadoria, Divino Allan, que administra a Praça dos Girassóis, considerou que a participação das crianças é fundamental para estimular, desde o período da infância, a reflexão sobre a importância de preservar a natureza. O secretário também comentou a opção por plantar árvores frutíferas. “Essas mudas de árvores plantadas hoje, além de serem típicas da nossa região, são frutíferas, o que demonstra que o Governador também pensa no aspecto nutricional”, ressaltou.
Após o ato de plantio, as crianças foram recebidas pelo governador Mauro Carlesse em seu gabinete, e tiveram a oportunidade de conhecer os pontos de visitação do Palácio Araguaia.
Dia da Árvore
O dia 21 de setembro foi escolhido como Dia da Árvore em virtude do início da primavera no hemisfério sul. A árvore é um grande símbolo da natureza e é fundamental para a vida na terra, uma vez que elas aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, além de fornecerem sombra e abrigo. No entanto, com a grande demanda por madeiras, da expansão urbana e atividades agrícolas, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas.
O evento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; do secretário extraordinário de Assuntos Parlamentares, José Humberto; e do secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio.
-PUBLICIDADE-
0 Comentários